Cirurgia Plástica das Pálpebras:


941390_202228236568095_1038105132_n-1

A blefaroplastia é a cirurgia indicada para o tratamento do excesso de pele e de bolsas de gordura que se acumulam nas pálpebras superior/inferior com o passar do tempo. A idade, a textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais, entre outros, poderão deixar como conseqüência sua marca na região das pálpebras. Essas alteraçoes produzem na paciente aspecto de cansaço contínuo, olhar “pesado” e impossibilidade de se maquiar, pois o excesso de pele borra a maquiagem.

A cirurgia plástica das pálpebras corrige o excesso cutâneo, gordura e flacidez dos músculos do território palpebral, produzindo um olhar mais jovial, mais limpo, melhorando em alguns casos a função além da estética, como por exemplo a acuidade visual prejudicada pelo excesso de pele.

A cirurgia das pálpebras é uma das cirurgias mais comuns na prática diária do Dr. Marcio Grave e também em todo o mundo. A cirurgia é composta em dois pilares: correção do excesso de pele e correção das bolsas gordurosas. Ambos produzem uma face com semblante envelhecido e cansado ao paciente.

Geralmente, começam a aparecer a partir dos trinta anos. Em algunas pessoas, há predisposição genética a qual favorece o surgimento mais precoce das alterações palpebrais que causam problemas.

Na plástica de pálpebras, as cicatrizes são quase 100% imperceptíveis. Após a cicatrização total que está concluída após o sexto mês, as incisões ficam camufladas pelos sulcos e dobras naturais cutâneas, não ficando aparentes.

 Na pálpebra superior sempre há necessidade de fazer a retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura, mas na inferior, em muitos casos, podemos apenas retirar as bolsas de gordura, sem cortes na pele, usando-se o laser de CO2 fracionado na pele, os resultados são magníficos.

1978829_654830367934642_3334445472780560925_n

Pré-operatório

Dr. Grave respeita o Código de Ética Médica. Segue o método tradicional de agendamento de consulta – consulta médica – exames pré-operatórios – cirurgia – retorno pós cirurgia. A consulta é composta por anamnese e exame físico do paciente, método comprovado e que vem sendo utilizado desde os tempos de Hipócrates (460 a.C.). É durante a consulta onde Dr. Marcio determina, juntamente com a paciente, o que a paciente quer como resultado. Também faz a análise facial completa, não apenas da região palpebral. Não é possível consultar pela internet, enviando fotos para análise. É durante a consulta que Dr. Marcio Grave solicitará, se necessário, os exames pré-operatórios individuais, ou seja, para cada caso.

Após retorno com exames pré-operatórios, pode-se marcar a data da blefaroplastia. No período anterior à cirurgia, as orientações serão dadas pelo próprio Dr. Marcio, como por exemplo suspender medicações como o AAS sete dias antes do procedimento cirúrgico; na véspera da cirurgia, deve-se fazer uma cuidadosa higiene dos cabelos, rosto e das pálpebras; dieta leve e não deverá ingerir bebida alcoólica três dias antes e também jejum de 8 horas antes da cirurgia. Não se deve fazer qualquer maquiagem nos olhos no dia da internação. No dia da cirurgia, é aconselhável levar óculos escuros para o hospital. Eles serão usados logo após a cirurgia. Essas e outras orientações serão todas passadas pelo próprio Dr. Marcio Grave verbalmente e por escrito antes da cirurgia.

Procedimento Cirúrgico

A blefaroplastia é uma cirurgia de porte cirúrgico I. Mesmo assim, Dr. Marcio Grave opera somente em centro cirúrgico hospitalar, não opera na clínica.

Dr. Marcio Grave precisa de aproximadamente de duas horas para realizar o procedimento, não havendo pressa durante nenhuma etapa do processo.

É retirado o excesso de pele das palpebras superiores e inferiores. Caso seja necessário intervenção nas bolsas de gorduras, elas podem ser ressecadas ou reposicionadas para produzir efeito de preenchimento nas olheiras (tear-trough).

Anestesia

Sempre com anestesista certificado do Serviço de Anestesia de Joinville (SAJ), a anestesia pode ser anestesia local, anestesia local com sedação ou raramente anesthesia geral. Essa decisão é tomada em conjunto pelo paciente, anestesista e pelo Dr. Marcio Grave.
Não é necessário permanecer internado no hospital após o procedimento, esquema chamado de DAY HOSPITAL, o qual minimiza a permanência no nosocômio, recebendo alta para casa logo após o procedimento.

Pós-operatório

Repouso absoluto durante 24 horas em casa é necessário para evitar hematomas. Durante este período, é aconselhável o uso de compressas de gazes com soro fisiológico gelado. Nos primeiros dias do pós operatório, é aconselhado dormir de decúbito dorsal, ou seja, de barriga para cima, mantendo a cabeça sempre elevada para e acelerar a resolução do edema (inchaço).

Também é necessário que se evite a exposição ao Sol por pelo menos trinta dias após a cirurgia, além do uso de óculos escuros quando exposto à luz natural e fluorescente, pois esta última emite radiação ultravioleta em baixa quantidade. É comum sentir pouca ou nenhuma dor no pós-operatório, mas caso ocorra, o uso de analgésicos que Dr. Marcio prescreverá pode resolver o problema de forma rápida.

Os pontos são retirados após o quarto dia após a cirurgia.O inchaço natural começa a diminuir a partir do quarto dia. É permitido o uso de maquiagem a partir do décimo dia e a volta às atividades normais e à vida social geralmente ocorre após o terceiro dia de pós-operatório.