Mastopexia em "L"ou "T"

Por: Dr. Marcio Grave

Cirurgião Plástico
Formado no Rio de Janeiro Especialista pela SBCP, MEC e AMB Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela UGF – RJ. Membro da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos – ASPS.

A mastopexia é um procedimento cirúrgico que visa levantar o tecido mamário e reposicionar a aréola e o mamilo, conferindo a mama uma forma mais agradável. A aréola também pode ser reduzida no mesmo procedimento. 

Após a retirada do excesso, os tecidos são reposicionados conferindo uma nova forma à mama e um novo posicionamento para a aréola e o mamilo. Em alguns casos, Dr. Marcio decide, juntamente com a paciente, utilizar implantes de silicone mamário. Caso a paciente não queira implantes de silicone, existem opções para manter o volume das mamas com o próprio tecido mamário restante (depende do caso).

 

A extensão e posição da incisão pode variar em “T” invertido e em “L” (short scar), dependendo do tamanho e forma das mamas prévio. Caso as mamas sejam muito grandes e com muita ptose (queda), não é possível fazer a mama em “L”. Muitas vezes é possível retornar ao trabalho dentro de uma semana, dependendo do seu trabalho. Em muitos casos, você pode retomar a maioria de suas atividades normais, incluindo algum tipo de exercício leve, depois de algumas semanas.

Tipo de anestesia

Geralmente é anestesia venosa total (geral). Raramente é usada a anestesia local com sedação. Será decidida em conjunto com a paciente e o médico anestesista.

Tempo de internação

Não é necessário permanecer internada. Tem alta após a recuperação da anestesia, no mesmo dia da cirurgia. Isso minimiza riscos de internações e também o risco de trombose venosa profuanda devido à imobilização prolongada.

Pós operatório

A paciente deverá ficar afastada de esforços por 30 dias, evitando nos primeiros 10 dias de elevar os braços. Deve-se usar um sutiã cirúrgico. O tempo de recuperação e uso do sutiã varia conforme o tipo de cirurgia que for feita. A prática de esportes poderá ser retomada após dois meses. Não é comum haver dor importante, apenas um leve desconforto, controlável com analgésicos e anti-inflamatórios que Dr. Marcio prescreve. No caso de gravidez após a cirurgia, a amamentação costuma ser normal.

 Resultado definitivo

Nos primeiros meses a cicatriz encontra-se avermelhada, tornando-se igual a cor da pele com o tempo, dependendo da genética da paciente.

Por volta do terceiro mês ocorre a báscula da mama (acomodação), a qual produz o contorno arredondado da região inferior da mama, que logo após a cirurgia fica retificada. 
O resultado final da mastopexia é alcançado entre 6 meses e 1 ano.

Complicações

Embora raras as complicações da mastopexia, podem ser citadas: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), quelóides (conforme predisposição individual do paciente), necrose de areolas e sofrimento de pele e problemas anestésicos.

Você quer mais informações?

Entre em contato conosco e agende sua consulta com o especialista.