Rinoplastia Estética e Funcional

Por: Dr. Marcio Grave

Cirurgião Plástico
Formado no Rio de Janeiro Especialista pela SBCP, MEC e AMB Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela UGF – RJ. Membro da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos – ASPS.

Rinoplastia: Antes e Depois: 

Vejo muitos narizes após rinoplastias que são todos iguais, não levando em conta a face e o biotipo dos pacientes. Parece que foram narizes feitos com a mesma forma, com o mesmo molde. Isso acaba falando mais sobre a técnica que o médico emprega do que o que o paciente realmente quer.

Gostaria que vocês observassem dois pontos importantes nos meus narizes:
– a naturalidade dos resultados
– nenhum nariz que eu fiz é a cópia de outra, ou seja, faço os narizes não de acordo com o que penso, mas de acordo com a face de cada pessoa, levando em conta as diferentes características de cada indivíduo.

Abaixo, alguns exemplos de pacientes meus que liberaram a divulgação das fotos do antes e depois, em conformidade com a autorização do CREMESC e Conselho Federal de Medicina.
Sempre lembrando que cada caso é único, com pós operatório diferente entres os diferentes seres humanos. Não é promessa de resultado pois cada pessoa possui estrutura óssea, cartilaginosa e cutânea única. Além disso, cada pós operatório é único, dependente de cada organismo.

Alterações em que são indicadas a rinoplastia:

Nesta paciente, a queixa principal era o perfil. Não gostava do ossinho e da ponta nasal. Também, tinha um desvio de septo associado. Fiz a rinosseptoplastia estética e funcional estruturada com ultrassom piezoelétrico. Estruturei o nariz com a cartilagem do septo nasal. Todos os fios utilizados internamente são fios absorvíveis de longa duração.

Neste caso, gostaria de mostrar para vocês como o nariz “rouba a cena” no rosto das pessoas. O volume aumentado da ponta nasal e a largura aumentada das asas nasais, associado com um desvio da pirâmide óssea para esquerda nos fazem fixar o olhar apenas no nariz, deixando de lado os olhos, a boca e a linha da mandíbula.

Conversamos com o nariz, e não com os olhos ou a boca, como é normalmente em uma pessoa que não possui.

Na imagem lateral, 30 dias de pós operatório. Fiz a rinosseptoplastia (“fratura”dos ossos nasais com ultrassom piezoelétrico, trazendo a pirâmide óssea para o centro da face, utilizei a própria cartilagem do septo nasal para estruturar o nariz, além de alectomia para diminuir a largura das narinas).

Neste caso, a queixa do paciente era o perfil. Tamanho muito grande do nariz, com o chamado “ossinho”. Realizei a retirada da giba óssea com o ultrassom piezoelétrico (não utilizo raspas há um bom tempo), além da rinoplastia estética e funcional estruturada a qual habitualmente faço.

A queixa principal desta paciente era o tamanho do nariz associado a giba óssea e cartilaginosa. Basicamente, a queixa era o perfil. Retirei o excedente do osso nasal com ultrassom piezoelétrico para tratar a giba (“ossinho”). Também sustentei a ponta nasal com a própria cartilagem do septo nasal para estruturar o nariz, evitando, assim, que a ponta “caía” com o passar dos anos.

Paciente feminina, com queixa do tamanho grande do nariz. Realizei a rinoplastia estética e funcional estruturada com ultrassom piezoelétrico. Reduzi todas as proporções do nariz levando em conta as subunidades estéticas do nariz para obter harmonia e naturalidade.

Inchaço e manchas roxas/hematomas são comuns no pós operatório da rinoplastia. O curativo da rinoplastia é usado por 7-14 dias para minimizar o inchaço e as manchas roxas. Além do curativo, também utilizo, durante a cirurgia, o ultrassom piezoelétrico, o qual evita que o osso nasal seja fraturado com martelo e cinzel. Na ilustração, detalhe para a colocação de drenos que são retirados em 24h para diminuir o inchaço e as manchas roxas.

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é uma das cirurgias plásticas estéticas mais frequentemente realizadas por mim. A alta frequência desta cirurgia é devida a grande variedade de problemas estéticos relacionados à região nasal. Também, um fator que me influenciou a operar mais e mais narizes foi devido ao fato de ter operado um número elevado de rinoplastias realizadas durante a minha especialização em cirurgia plástica no Rio de Janeiro.

Além disso, em casos selecionados, Dr. Grave também trata problemas respiratórios, como o desvio de septo nasal. Pelo fato de estar no centro do rosto, o resultado é bastante visível, buscando a naturalidade e harmonia aos traços faciais.

Rinoplastia ultrassônica: você já ouviu falar?

A rinoplastia tradicional utiliza raspa, martelo e cinzel para tratar a parte óssea do nariz, gerando maior traumatismo no momento da cirurgia. Com o auxílio da tecnologia, é possível tratar a parte óssea do nariz sem martelo e cinzel. O ultrassom piezoelétrico possibilita isso.

Em conjunto com o ultrassom, utilizo as ponteiras ultrassônicas do Dr. Gerbault, inventor da técnica, as quais tem formato e dimensões específicas para rinoplastia. As vantagens da rinoplastia ultrassônica são: maior precisão, menor trauma cirúrgico (consequentemente, menor inchaço e menos manchas roxas ao redor das pálpebras/nariz), preservação das cartilagens e recuperação mais rápida. Assista aos meus vídeos sobre ultrassom piezoelétrico no meu Instagram: @drmarciograve

História da Rinoplastia

Há 2000 anos a.C., na Índia, já se realizava cirurgia do nariz com caráter reparador devido ao horrível costume de amputar este órgão em inimigos, delinquentes e adúlteros. No livro de Susruta (Ayurveda), uma casta hindu, os Koomas, era especialista em reconstruções nasais. Até hoje, uma técnica de reconstrução nasal leva o nome de retalho indiano e ainda tem indicações em algumas reconstruções nasais. Contudo, foi no fim do século passado que se iniciou a prática da rinoplastia com sentido eminentemente estético.

Cirurgia Plástica do Nariz

A face tem como ponto central o nariz. A rinoplastia tem como objetivo a harmonia entre os elementos estéticos da rosto. Também trata a parte funcional respiratória se necessário. Atualmente, pode-se reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, afinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. No entanto, o mais importante é adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Tecnicamente, busco a harmonia entre as subunidades estéticas do nariz e sua combinação com o restante da face. Antes de tudo, exponho ao paciente todas as possibilidades e oriento sobre melhor formato de nariz que ficará melhor em você.

Rinoplastia A Partir de Qual Idade?

Pode ser realizada a partir dos 15 anos, antes disso está contra-indicada, pois o nariz ainda está em fase de desenvolvimento ósseo e cartilaginoso.

Rinoplastia Estética e Funcional Estruturada

A rinoplastia estética e funcional é uma nova filosofia na abordagem da rinoplastia, pois não segue a metodologia do passado (técnicas fechadas). É uma técnica baseada no uso de vários procedimentos durante a mesma cirurgia, visando fortalecer a estrutura nasal e melhorar a parte funcional respiratória ao mesmo tempo (e se necessário). Com isso, consegue-se produzir resultados duradouros a longo prazo. A utilização destes procedimentos dependem de cada tipo de nariz, não sendo a mesma “receita” para todos os casos de rinomegalia. A técnica é determinada por mim após um meticuloso exame físico durante a consulta. Também é muito importante o estudo topográfico de cada paciente. Todo o planejamento cirúrgico é sempre realizado juntamente com o paciente.

 

A rinoplastia estética e funcional estruturada é uma técnica avançada. Permite resultados mais naturais do que a rinoplastia fechada (antiga), devido ao fato de individualizar cada nariz e não produzir sempre os mesmos narizes no pós operatório. O objetivo é fugir do chamado ‘nariz de plástica’, artificial e facilmente reconhecível, como no passado. Também corrige tanto defeitos de estruturais quanto sequelas de traumatismos ou rinoplastias prévias que não tiveram sucesso.

Dr. Marcio Grave na Mesa de Rinoplastia – Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP
Dr. Marcio Grave na Mesa de Rinoplastia – Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP

Além disso, a recuperação cirúrgica é mais breve e confortável, permitindo retorno em poucos dias à vida social.

Pré-operatório

Respeito o Código de Ética Médica. Segue o método tradicional de agendamento de consulta – consulta médica – exames pré-operatórios – cirurgia – retorno pós cirurgia. A consulta é composta por anamnese e exame físico do paciente, método comprovado e que vem sendo utilizado desde os tempos de Hipócrates (460 a.C.). É durante a consulta onde determino, juntamente com a paciente, o que a paciente quer como resultado. Também faço a análise facial completa, não apenas da região nasal. Não é possível consultar pela internet, enviando fotos para análise. É durante a consulta que solicito, se necessário, os exames pré-operatórios individuais, ou seja, para cada caso.

Após retorno com exames pré-operatórios, pode-se marcar a data da rinoplastia. No período anterior à cirurgia, as orientações serão dadas por mim, como por exemplo suspender medicações como o AAS sete dias antes da cirurgia; anticoncepcional oral 30 dias antes do procedimento; no dia anterior à cirurgia, é necessário higienizar os cabelos, toda a face e a parte interna do nariz; mantenha sua dieta saudável; não ingerir bebidas alcoólicas três dias antes do procedimento e também jejum de 8 horas antes da cirurgia. Essas e outras orientações serão todas passadas por mim mesmo verbalmente e por escrito antes da cirurgia.

Anestesia

Sempre com anestesista certificado do Serviço de Anestesia de Joinville (SAJ), a anestesia pode ser anestesia local com sedação ou geral. Essa decisão é tomada em conjunto pelo paciente, anestesista e pelo Dr. Grave.
 Não é necessário permanecer internado no hospital após o procedimento, rotina chamada de DAY HOSPITAL, a qual minimiza a permanência no hospital, recebendo alta logo após a recuperação da anestesia.

Procedimento Cirúrgico

Opero somente em centro cirúrgico hospitalar, não opera na clínica.

Cada paciente é único e necessita uma técnica personalizada para seu tipo de nariz.. As alterações mais frequentes são: tamanho do nariz, volume da ponta nasal, corcova nasal e ângulos antiestéticos do nariz.

O primeiro passo da cirurgia é a correção das deficiências funcionais do nariz, como desvio de septo e cornetos.

Depois se iniciam as correções estéticas. A rinoplastia mais completa consiste na remoção da saliência óssea do dorso nasal, afinamento e levantamento da ponta e estreitamento lateral.

Há casos menos complexos em que são feitas apenas a raspagem do dorso e o afinamento da ponta. Em outros, somente a ponta é levantada, ou vice-versa, conforme o caso.

Osteotomia Nasal Regrada

Fratura ou Osteotomia Nasal? (texto retirado do Instagram @drmarciograve) Hoje faço mais uma rinoplastia estética e funcional estruturada, uma das cirurgias plásticas mais realizadas por mim. Uma pergunta muito frequente é: Dr. Marcio, vai ter fratura? Sempre digo: fratura do osso nasal é decorrente de algum traumatismo, como um acidente ou uma batida com alta energia na região do nariz. Na rinoplastia, o que faço é a osteotomia, ou etimologicamente falando, “corte do osso” com osteótomos e martelo (foto acima). Esta osteotomia segue linhas pré determinadas e não é como uma fratura, desregrada.

 

Preciso de aproximadamente de duas a três horas para realizar o procedimento, não havendo pressa durante nenhuma etapa do processo.

Pós-operatório

Uma proteção de fita adesiva microporosa e acrílico (AquaPlast) é colocada para ajudar a manter a forma do novo nariz e estabilizar os ossos nasais após a osteotomia. 

AquaPlast – Substituto Moderno do Gesso

Na maioria dos casos, o paciente sai respirando pelo nariz, sem necessidade de tampão com gaze dentro do nariz. Em alguns casos, principalmente quando faço a septoplastia, utilizo o splint nasal interno Doyle para minimizar a chance de hematoma de septo nasal, sinéquia e permitir que a paciente respire através do splint Doyle. Pode haver edema (inchaço) dentro do nariz, obstruindo a passagem de ar temporariamente. O pico do inchaço acontece em torno de 96h após a rino.

Splint Nasal Interno Doyle

Dorme-se com a cabeça ligeiramente elevada evitando se deitar sobre o nariz.

O pós-operatório é geralmente indolor e o risco de infecção é mínimo. Esforços físicos e exposição solar devem ser evitados nas primeiras semanas. 

É comum o nariz permanecer inchado por algum tempo. Esse edema vai diminuindo progressivamente com o passar dos dias, mostrando o novo nariz adequado à forma de seu rosto.


Dia a dia após a RINOPLASTIA – Linha do Tempo da Rinoplastia:

– Dia da cirurgia: paciente sai do centro cirúrgico pronta, vestida com meia antitrombótica e com curativo no dorso do nariz (AquaPlast) e curativo “bigode” sobre lábio superior. É normal sair secreção sanguinolenta pelo curativo. Em pacientes que retiro o septo nasal, coloco o splint nasal interno de silicone (splint Doyle).

– Primeiro dia após a cirurgia: retorno no consultório para eu orientar a limpeza intranasal. Inchaço e área roxas ao redor dos olhos são normais principalmente pela manhã. Secreção nasal espessa (muco) pode obstruir a respiração temporariamente (duas a três semanas) mesmo com o uso do splint nasal interno Doyle

– 48h após a cirurgia: é possível fazer home office sem problema algum.

– 96h após a rinoplastia: é o pico do inchaço (edema). A partir do quarto dia, começa a desinchar. Áreas roxas começam a mudar de cor. É normal ainda sair alguma secreção sanguinolenta do curativo durante a primeira semana.

– 7 dias após a rinoplastia: retorno no consultório para trocar o curativo e retirada dos pontos e dos splints (interno Doyle e externo AquaPlast) por mim mesmo. Algumas manchas roxas e a maior parte já com cor amarelada. É possível usar maquiagem ao redor dos olhos.

– 14 dias: retirada do micropore com técnica adequada. Poucas equimoses (manchas roxas/amarelas). Incisão de boa qualidade na maioria das pacientes. Inchaço de todo o nariz já começou a melhorar. É possível pegar Sol com protetor solar (sempre) caso não tenha nenhuma equimose.

– 30 dias: retorno para foto de 30 dias. Não é considerado como resultado definitivo pois há muito inchaço presente ainda. Em torno de 40% do inchaço inicial.

– 60 dias: é possível usar óculos a partir de agora.

– 6 meses: retorno para foto dos 6 meses. Estamos próximo ao resultado definitivo. Ainda persiste 10 a 15% do inchaço inicial principalmente na região da ponta nasal.

– 12 meses: nariz totalmente desinchado, considerado como resultado definitivo.

 

Abaixo, a entrevista sobre rinoplastia que Dr. Marcio deu a revista PREMIER, de Joinville/SC.

Você quer mais informações sobre rinoplastia estética e funcional?

Entre em contato conosco e agende sua consulta com o especialista.