Rinoplastia Estética e Funcional

Por: Dr. Marcio Grave

Cirurgião Plástico
Formado no Rio de Janeiro Especialista pela SBCP, MEC e AMB Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela UGF – RJ. Membro da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos – ASPS.

A rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é uma das cirurgias plásticas estéticas mais frequentemente realizadas pelo Dr. Marcio Grave. A alta frequência desta cirurgia é devida a grande gama de problemas estéticos relacionados à região nasal e ao número elevado de rinoplastias realizadas durante a especialização em cirurgia plástica no Rio de Janeiro.

Além disso, em casos selecionados, Dr. Grave também trata problemas respiratórios, como o desvio de septo nasal. Pelo fato de estar no centro do rosto, o resultado é bastante visível, buscando a naturalidade, trazendo harmonia aos traços faciais.

História da Rinoplastia

Há 2000 anos a.C., na Índia, já se realizava cirurgia do nariz com caráter reparador devido ao horrível costume de amputar este órgão em inimigos, delinquentes e adúlteros. No livro de Susruta (Ayurveda), uma casta hindu, os Koomas, era especialista em reconstruções nasais. Até hoje, uma técnica de reconstrução nasal leva o nome de retalho indiano e ainda tem indicações em algumas reconstruções nasais. Contudo, foi no fim do século passado que se iniciou a prática da rinoplastia com sentido eminentemente estético.

Cirurgia Plástica do Nariz

A face tem como ponto central o nariz. A rinoplastia tem como objetivo a harmonia entre os elementos estéticos da rosto. Também trata a parte funcional respiratória se necessário. Atualmente, pode-se reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, afinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. No entanto, o mais importante é adequar o formato do nariz às características individuais da face de cada paciente. Tecnicamente, Dr. Marcio busca a harmonia entre as subunidades estéticas do nariz e sua combinação com o restante da face. Antes de tudo, ele expõe ao paciente todas as possibilidades e orienta-o sobre melhor formato de nariz que ficaria melhor em você.

Pode ser realizada a partir dos 15 anos, antes disso está contra-indicada, pois o nariz ainda está em fase de desenvolvimento ósseo e cartilaginoso.

Rinoplastia Estética e Funcional Estruturada

A rinoplastia estética e funcional é uma nova filosofia na abordagem da rinoplastia, pois não segue a metodologia do passado (técnicas fechadas). É uma técnica baseada no uso de vários procedimentos durante a mesma cirurgia, visando fortalecer a estrutura nasal e melhorar a parte funcional respiratória ao mesmo tempo (e se necessário). Com isso, consegue-se produzir resultados duradouros a longo prazo. A utilização destes procedimentos dependem de cada tipo de nariz, não sendo a mesma “receita” para todos os casos de rinomegalia. A técnica é determinada pelo Dr. Marcio após um meticuloso exame físico durante a consulta. Também é muito importante o estudo topográfico de cada paciente. Todo o planejamento cirúrgico é sempre realizado juntamente com o paciente.

 

A rinoplastia estética e funcional estruturada é uma técnica avançada. Permite resultados mais naturais do que a rinoplastia fechada (antiga), devido ao fato de individualizar cada nariz e não produzir sempre os mesmos narizes no pós operatório. O objetivo é fugir do chamado ‘nariz de plástica’, artificial e facilmente reconhecível, como no passado. Também corrige tanto defeitos de estruturais quanto sequelas de traumatismos ou rinoplastias prévias que não tiveram sucesso.

Dr. Marcio Grave na Mesa de Rinoplastia – Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP
Dr. Marcio Grave na Mesa de Rinoplastia – Jornada Sul Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP

Além disso, a recuperação cirúrgica é mais breve e confortável, permitindo retorno em poucos dias à vida social.

Pré-operatório

Dr. Grave respeita o Código de Ética Médica. Segue o método tradicional de agendamento de consulta – consulta médica – exames pré-operatórios – cirurgia – retorno pós cirurgia. A consulta é composta por anamnese e exame físico do paciente, método comprovado e que vem sendo utilizado desde os tempos de Hipócrates (460 a.C.). É durante a consulta onde Dr. Marcio determina, juntamente com a paciente, o que a paciente quer como resultado. Também faz a análise facial completa, não apenas da região nasal. Não é possível consultar pela internet, enviando fotos para análise. É durante a consulta que ele solicitará, se necessário, os exames pré-operatórios individuais, ou seja, para cada caso.

Após retorno com exames pré-operatórios, pode-se marcar a data da rinoplastia. No período anterior à cirurgia, as orientações serão dadas pelo próprio Dr. Marcio, como por exemplo suspender medicações como o AAS sete dias antes da cirurgia; anticoncepcional oral 30 dias antes do procedimento; no dia anterior à cirurgia, é necessário higienizar os cabelos, toda a face e a parte interna do nariz;  mantenha sua dieta saudável; não ingerir bebidas alcoólicas três dias antes do procedimento e também jejum de 8 horas antes da cirurgia. Essas e outras orientações serão todas passadas pelo próprio Dr. Marcio Grave verbalmente e por escrito antes da cirurgia.

Anestesia

Sempre com anestesista certificado do Serviço de Anestesia de Joinville (SAJ), a anestesia pode ser anestesia local com sedação ou geral. Essa decisão é tomada em conjunto pelo paciente, anestesista e pelo Dr. Grave.
 Não é necessário permanecer internado no hospital após o procedimento, rotina chamada de DAY HOSPITAL, a qual minimiza a permanência no hospital, recebendo alta logo após a recuperação da anestesia.

Procedimento Cirúrgico

Dr. Marcio opera somente em centro cirúrgico hospitalar, não opera na clínica.

Cada paciente é único e necessita uma técnica personalizada para seu tipo de nariz.. As alterações mais frequentes são: tamanho do nariz, volume da ponta nasal, corcova nasal e ângulos antiestéticos do nariz.

O primeiro passo da cirurgia é a correção das deficiências funcionais do nariz, como desvio de septo e cornetos.

Depois se iniciam as correções estéticas. A rinoplastia mais completa consiste na remoção da saliência óssea do dorso nasal, afinamento e levantamento da ponta e estreitamento lateral.

Há casos menos complexos em que são feitas apenas a raspagem do dorso e o afinamento da ponta. Em outros, somente a ponta é levantada, ou vice-versa, conforme o caso.

Osteotomia Nasal Regrada

Fratura ou Osteotomia Nasal? (texto retirado do Instagram @drmarciograve) Hoje faço mais uma rinoplastia estética e funcional estruturada, uma das cirurgias plásticas mais realizadas por mim. Uma pergunta muito frequente é: Dr. Marcio, vai ter fratura? Sempre digo: fratura do osso nasal é decorrente de algum traumatismo, como um acidente ou uma batida com alta energia na região do nariz. Na rinoplastia, o que faço é a osteotomia, ou etimologicamente falando, “corte do osso” com osteótomos e martelo (foto acima). Esta osteotomia segue linhas pré determinadas e não é como uma fratura, desregrada.

 

Dr. Marcio precisa de aproximadamente de duas a três horas para realizar o procedimento, não havendo pressa durante nenhuma etapa do processo.

Pós-operatório

Uma proteção de fita adesiva microporosa e acrílico (AquaPlast) é colocada para ajudar a manter a forma do novo nariz e estabilizar os ossos nasais após a osteotomia. 

AquaPlast – Substituto Moderno do Gesso

Na maioria dos casos, o paciente sai respirando pelo nariz, sem necessidade de tampão com gaze dentro do nariz. Em alguns casos, principalmente quando faço a septoplastia, utilizo o splint nasal interno Doyle para minimizar a chance de hematoma de septo nasal, sinéquia e permitir que a paciente respire através do splint Doyle. Pode haver edema (inchaço) dentro do nariz, obstruindo a passagem de ar temporariamente. O pico do inchaço acontece em torno de 96h após a rino.

Splint Nasal Interno Doyle

Dorme-se com a cabeça ligeiramente elevada evitando se deitar sobre o nariz.

O pós-operatório é geralmente indolor e o risco de infecção é mínimo. Esforços físicos e exposição solar devem ser evitados nas primeiras semanas. 

É comum o nariz permanecer inchado por algum tempo. Esse edema vai diminuindo progressivamente com o passar dos dias, mostrando o novo nariz adequado à forma de seu rosto.


Dia a dia após a RINOPLASTIA – Linha do Tempo da Rinoplastia:

– Dia da cirurgia: paciente sai do centro cirúrgico pronta, vestida com meia antitrombótica e com curativo no dorso do nariz (AquaPlast) e curativo “bigode” sobre lábio superior. É normal sair secreção sanguinolenta pelo curativo. Em pacientes que retiro o septo nasal, coloco o splint nasal interno de silicone (splint Doyle).

– Primeiro dia após a cirurgia: retorno no consultório para eu orientar a limpeza intranasal. Inchaço e área roxas ao redor dos olhos são normais principalmente pela manhã. Secreção nasal espessa (muco) pode obstruir a respiração temporariamente (duas a três semanas) mesmo com o uso do splint nasal interno Doyle

– 48h após a cirurgia: é possível fazer home office sem problema algum.

– 96h após a rinoplastia: é o pico do inchaço (edema). A partir do quarto dia, começa a desinchar. Áreas roxas começam a mudar de cor. É normal ainda sair alguma secreção sanguinolenta do curativo durante a primeira semana.

– 7 dias após a rinoplastia: retorno no consultório para trocar o curativo e retirada dos pontos e dos splints (interno Doyle e externo AquaPlast) por mim mesmo. Algumas manchas roxas e a maior parte já com cor amarelada. É possível usar maquiagem ao redor dos olhos.

– 14 dias: retirada do micropore com técnica adequada. Poucas equimoses (manchas roxas/amarelas). Incisão de boa qualidade na maioria das pacientes. Inchaço de todo o nariz já começou a melhorar. É possível pegar Sol com protetor solar (sempre) caso não tenha nenhuma equimose.

– 30 dias: retorno para foto de 30 dias. Não é considerado como resultado definitivo pois há muito inchaço presente ainda. Em torno de 40% do inchaço inicial.

– 60 dias: é possível usar óculos a partir de agora.

– 6 meses: retorno para foto dos 6 meses. Estamos próximo ao resultado definitivo. Ainda persiste 10 a 15% do inchaço inicial principalmente na região da ponta nasal.

– 12 meses: nariz totalmente desinchado, considerado como resultado definitivo.  

 

Abaixo, a entrevista sobre rinoplastia que Dr. Marcio deu a revista PREMIER, de Joinville/SC.

Você quer mais informações sobre rinoplastia estética e funcional?

Entre em contato conosco e agende sua consulta com o especialista.